Saiba Qual A Importância Dos Polos De Moda Para O Nosso País!

Saiba Qual A Importância Dos Polos De Moda Para O Nosso País!

Os polos de moda, embora muitos não saibam, têm uma certa importância para a sociedade. Afinal, são eles os responsáveis por unir uma série de produtos para que assim possam entrar no mercado competitivo.

A cada ano, essa indústria da moda cresce mais, contribuindo para a economia do país e empregando uma série de pessoas. Não é à toa, aliás, que o Brasil é considerado como o sexto maior produtor têxtil do mundo todo.

Sendo assim, caso tenha ficado interessado em descobrir um pouco mais sobre a importância dos polos de moda no Brasil e quais são os maiores, basta continuar lendo esse conteúdo!

Polos de moda

Polos de moda

Muitas pessoas não sabem, mas os polos de moda são os principais responsáveis por unir uma cadeira de produtos para que assim possam entrar no mercado competitivo. O Sebrae e Fashion Business, no Rio de Janeiro, por exemplo, são vitrines para esse tipo de mercado.

De acordo com alguns dados divulgados pela ABIT, a indústria têxtil teve em 2019, o faturamento de R$ 152 bilhões. Embora tenha havido uma queda ano passado devido a pandemia, a previsão é para que esse ano cresça mais um pouco.

Como dito no início, esse setor é o um dos maiores empregadores da indústria, oferecendo oportunidades de emprego para mais de 1,65 milhões de pessoas. Além disso, essa indústria também tem uma grande importância para o PIB nacional.

Isso porque, o Brasil é um dos maiores produtores têxtil do mundo todo e, com isso, cerca de 3,5% do PIB nacional é referente a essa indústria. Sendo assim, não há dúvidas de que os polos de moda no Brasil têm uma grande importância.

Tanto para a economia do país, quanto para milhares de pessoas que têm um emprego graças a essa indústria.

Principais Polos de Moda no BrasilPrincipais Polos de Moda no Brasil

Para que uma loja possa alcançar sucesso, é preciso que ela tenha uma junção de alguns fatores essenciais, como por exemplo:

  • Boa localização;
  • Ambiente agradável;
  • Planejamento estratégico;
  • Atendimento eficiente;
  • Produtos de qualidade;
  • Preços justos.

Portanto, é normal que o consumidor esteja mais exigente hoje em dia. Por outro lado, torna-se um desafio para o comerciante encontrar bons fornecedores.

A boa notícia, é que o Brasil tem uma série de polos de moda espalhados ao redor de todo país. Esses polos reúnem diversos fabricantes em algum bairro, cidade ou região, onde há um complexo de lojas que oferecem uma gama de produtos.

Dessa forma, há muitas vantagens em comprar nesses polos de moda. Tendo em vista que tem uma maior variedade de produtos e fornecedores, além dos preços mais justos e facilidade de compra.

Portanto, caso queira conhecer quais são os maiores e melhores polos de moda do Brasil, confira logo abaixo!

Polos de moda em Minas Gerais

Minas Gerais é um estado que abriga alguns dos maiores polos de moda no Brasil, que todos os anos atrai inúmeros visitantes de todo o mundo.

Belo Horizonte

Não há dúvidas de que a capital mineira, Belo Horizonte, é uma referência quando o assunto é produção de moda nacional. A região de Barro Preto, por exemplo, conta com um grande comércio atacadista de roupas.

Além disso, as roupas de festas ganham um destaque dentro desse setor econômico. Bem como centro comerciais e outras lojas localizadas em bairros mais nobres.

Nova Serrana

A economia da cidade de Nova Serrana é movimentada devido a produção de calçados na região. A cada ano, a Feira de Calçados de Nova Serra apresenta ao público quais são os novos lançamentos da coleção.

Essa cidade fica por volta de 130 km da capital, e o seu forte é a fabricação de calçados tanto masculinos quanto femininos, e até mesmo infantis. A cidade conta com uma série de lojas, além de propiciar vários negócios para os lojistas do setor.

Divinópolis

Ainda aos arredores da região mineira, Divinópolis conta com cerca de 1.800 empresas que atuam na confecção de roupas. Sendo assim, há muitos donos de lojas que vão até Divinópolis atrás de produtos para revender em suas cidades.

Divinópolis é considerado como um dos maiores polos de moda do Brasil devido a grande variedade de produtos. Além, é claro, da qualidade e preço baixo que oferece

Monte Sião e Jacutinga

Os melhores fornecedores de roupas de frio estão localizados na região sul de Minas, mais especificamente nas cidades de Monte Sião e Jacutinga. Aqui o polo de moda é focado em fabricar malhas e peças de tricô.

Portanto, Monte Sião é popularmente conhecida como a Capital Nacional da Moda Tricô, onde todo mês de junho se realiza a Feira Nacional do Tricô. Ambos são importantes polos de moda no Brasil e possuem reconhecimento mundial devido a qualidade e beleza dos produtos.

Juruaia

Juruaia é conhecida como a Capital da lingerie no estado, sendo então um ótimo destino para quem deseja adquirir roupas íntimas com qualidade e preço bom. É possível encontrar diversas lojas e fábricas que fornecem esse tipo de produto

Ervália

Ervália é uma cidade que fica localizada na Zona da Mata Mineira, por um bom tempo o seu principal foco era a cultura cafeeira. No entanto, hoje em dia, um novo setor vem ganhando mais espaço na cidade, que são as peças de moda praia.

Polos de moda em São Paulo

Polos de moda em São Paulo

Sem dúvida, São Paulo é o estado que abriga a maior parte dos polos de moda no Brasil, ainda mais dentro da capital paulista.

É possível encontrar uma grande variedade de polos de moda ao redor da capital paulista e até mesmo outros locais. No entanto, veja quais são os maiores e mais conhecidos polos de moda em São Paulo.

Bairro do Brás

O Brás é um enorme centro de comércio e confecção de roupas. Diversas pessoas que moram em todos os lugares do Brasil visitam esse bairro com o objetivo de comprar roupas para revender em suas lojas.

Considerado como o maior polo de moda do Brasil, o Brás conta com mais de 3 mil lojistas. Aliás, por volta de 2005 foi até mesmo inaugurado o Mega Polo Moda, um shopping atacadista do Brás que tem cerca de 400 lojas e recebe inúmeros visitantes todos os dias.

O grande destaque desse shopping é o fato de que possui um hotel que tem capacidade para hospedar mais de 300 pessoas. Já o centro do Brás, é um grande aglomerado de lojas que vendem produtos de qualidade e mais em conta

Feirinha da Madrugada no Brás

É claro que não podemos deixar de mencionar esse evento do Brás. A Feirinha da Madrugada no Brás ocorre de segunda a sábado, das 3h até às 10h, como o próprio nome sugere, essa feira reúne vendedores ambulantes de ruas e galerias, oferecendo produtos por ótimos preços.

Bom Retiro

Bom Retiro conta com mais de 1.700 lojistas, ao passo que cerca de 1.400 deles são fabricantes. Também é um ótimo local para fazer compras em São Paulo

Polos de moda no Rio de Janeiro

Assim como em São Paulo, o Rio de Janeiro também possui diversos polos de moda espalhados pelo estado. São mais de 3 mil empresas que geram cerca a de 90 mil empregos para os indivíduos.

Sul Fluminense (Valença/ Barra Mansa/ Barra do Piraí)

Essa região abriga por volta de 400 micro, pequenas e médias empresas. São vários setores da moda que geram empregos para mais de 4 mil pessoas e, com isso, formam um dos maiores polos de moda do Brasil.

O jeans é o grande destaque do Sul Fluminense, além da moda praia, roupas fitness e lingerie. Também tem alta costura feira por famosas bordadeiras dos arredores de Barra Mansa, já é então de se imaginar que diversas grifes do Brasil produzem suas peças nessa região.

Nova Friburgo

Esse é um dos maiores polos confeccionista de moda no Brasil, com uma escala de 954 confecções informais. O mercado interno de Nova Friburgo, que participa com 25% na produção de lingerie, também comercializa os seus produtos para outros locais, como:

  • União Europeia;
  • África;
  • Oriente Médio;
  • Japão;
  • Estados Unidos.

Itaperuna

Itaperuna tem mais de 300 fábricas, tanto pequenas quanto médias, responsáveis por movimentar cerca de R$ 15 milhões ao mês da economia da região. Esse polo de moda é conhecido mais especificamente no segmento de lingerie.

Além disso, também fornece os seus produtos para lojas nacionais e exporta para os países da Europa e Mercosul.

Niterói

Niterói é um grande polo de moda que agrega empresas e profissionais destacados no mercado de moda. Contudo, o diferencial da produção de Niterói está no fato de ser diversificada e multissetorial.

Isso significa que reúne empresas de moda de diversos setores, como por exemplo:

  • Moda feminina;
  • Moda masculina;
  • Praia e esporte;
  • Acessórios;
  • Calçados;
  • Bolsas;
  • Joias;
  • Bijuterias;
  • Ateliês de customização e alta costura.

Além disso, também há muitas empresas do ramo artesanal que desenvolvem suas próprias marcas e coleções.

Rio de Janeiro Capital

A Capital do Rio de Janeiro abriga mais de 400 empresas que produzem diariamente calçados e acessórios como bolsas. Embora a maioria dessas empresas sejam de porte pequeno, elas geram cerca de 10 mil empregos.

Além disso, alguns produtos artesanais e de grifes também são produzidos nesse polo de moda. A Capital também conta com uma série de empresas têxtil que fabricam tecidos, bordados e rendas nos mais variados tipos

Petrópolis

Petrópolis é uma região serrana localizada no Rio de Janeiro e é considerada como um dos principais polos atacadistas do Brasil. Portanto, ficou conhecida como a Capital da Moda do RJ, nessa região há mais de 800 fábricas que atraem milhares de compradores de todas as regiões do Brasil.

Polos de moda no Paraná

Assim como os outros estados acima, o Paraná também não poderia ficar de fora no que diz respeito ser um dos maiores polos de moda do Brasil.

Maringá

Maringá reúne seis shoppings centers atacadistas, totalizando mais de 510 lojas. Os shoppings são os seguintes:

  • Maringá Shopping de Calçados;
  • New Fashion Shopping;
  • Portal da Moda;
  • VestSul;
  • Avenida Fashion;
  • Mercosul.

Esse último, inclusive, é considerado como um dos maiores shoppings atacadistas da América Latina. Além disso, Maringá também tem um grande potencial para fazer desfiles de lançamentos de coleções em seus shoppings, entre vários outros eventos de moda.

Cianorte

Cianorte foi fundada por volta de 1953 e, até meados da década de 70, era um município voltado para a cultura cafeeira. No entanto, devido as fortes geadas e também a mudança política econômica da cidade, mudou completamente de setor.

Dessa forma, a cidade começou a investir na industrialização e, dessa forma, descobriu uma vocação para as confecções. Não demorou para que então ficasse conhecida como a Capital do Vestuário.

Polos de moda em Goiás

Goiás é também um dos maiores polos de moda do Brasil, produzindo mais de 10 milhões de peças por mês no setor de moda feminina e infantil. Embora existam polos espalhados em diversas cidades da região, o de Goiânia é o maior e melhor.

Goiânia

Goiânia, a capital da moda de Goiás, conta com mais de 4 mil indústrias da moda que empregam mais de 100 mil pessoas. A cidade produz peças de moda em uma das mais atuais padronagens e modelagens, nas seguintes confecções:

  • Masculina;
  • Feminina;
  • Infanto-juvenil e infantil;
  • Moda praia;
  • Moda íntima;
  • Acessórios;
  • Jeanswear.

No entanto, o grande destaque da região fica por conta da Feira da Lua, um evento que ocorre aos sábados na capital do estado. Esse evento é feito desde 1993 e, atualmente, reúne mais de 1240 bancas que ficam expostas na Praça Tamandaré.

Sendo assim, para atender a todos os clientes que vêm de diversos locais do Brasil fazer compras, as bancas reúnem produtos de qualidade, com preços acessíveis, além de uma grande variedade de produtos para atender a todos os tipos de gostos.

Conclusão

Conclusão

Em suma, podemos concluir que os polos de moda do Brasil são essenciais para a economia do país. Além, é claro, de gerar diversas oportunidades de emprego para milhares de pessoas ao redor do país.

Assim como também, para aqueles que trabalham nesse setor, os polos de moda são importantes para que possam comprar produtos e depois revender. Por fim, o que você achou desse conteúdo? Você ainda tem alguma dúvida? Deixe então o seu comentário!


Siga nossas redes sociais

instagram

facebook

youtube


 

Deixe um comentário