Atacado Ou Varejo? As Principais Vantagens De Cada Tipo De Compra!

Atacado-Ou-Varejo-As-Principais-Vantagens-De-Cada-Tipo-De-Compra

Entre comprar no atacado ou varejo, muitas pessoas têm várias dúvidas a respeito. Afinal, poucos são os que sabem qual a real diferença entre ambos e quais são as vantagens que cada um oferece.

Embora a diferença seja, na realidade seja bem simples, ainda é normal acabar confundindo. Mas, é preciso saber diferenciar o varejo e atacado para saber qual o melhor modelo de compras, de acordo com suas necessidades.

Portanto, para saber um pouco mais sobre cada um desses modelos e quais são as vantagens que oferecem aos clientes, basta continuar lendo esse conteúdo!

Atacado ou varejo?

Atacado ou varejo?

Muitas vezes, na hora de fazer alguma compra, é possível que você já tenha visto os termos “varejo” ou “atacado”, não é mesmo? Ambos os termos se referem ao modo como uma pessoa compra os seus produtos.

Seja em mercados, lojas ou qualquer outro setor de compras, tanto o varejo quanto atacado servem para adequar-se aos padrões de consumo de cada cliente. Sendo assim, o cliente compra tudo o que precisa de uma forma mais simples e fácil.

A maioria, no entanto, ainda não sabe distinguir ambos os modelos e surge aquela dúvida na hora de comprar: atacado ou varejo? Bem, caso você também enfrente esse mesmo dilema, então saiba que diferenciá-los é fácil e essencial para o seu bolso.

Para saber um pouco mais sobre cada um desses tipos de compras, estão veja logo abaixo!

O que é varejo?

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, as vendas do varejo cresceram em maio e o setor está 3,9% acima do pré-pandemia. O varejo é um tipo de compra mais tradicional e mais usado entre os comércios.

Ou seja, é um modelo mais comum, pois a maioria das pessoas fazem as suas compras dessa forma. Afinal, o foco do varejo é o próprio consumidor final que, por sua vez, compra apenas a quantia de produtos para o seu uso e consumo próprio.

Esse tipo de venda é feito direto entre a empresa e o consumidor, sendo assim, não há qualquer intermediário entre ambos. E a principal característica das vendas a varejo é o fato de que todos os produtos são vendidos sob pequenas quantidades.

As vendas a varejo também estão disponíveis no âmbito online que, inclusive, cresce a cada dia mais. É possível encontrar uma série de sites que vendem produtos a varejo, até mesmo os supermercados já estão adorando esse sistema online.

Como funciona o varejo?

O sistema a varejo é um dos principais pilares da economia do país. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a expansão desse setor é tão grande que chega a impulsionar o PIB nacional.

O sistema de funcionamento é bem simples pois, como dito logo acima, o varejo é, de forma resumida, todos os tipos de comércio que vendem diretamente para o cliente. Além disso, as vendas são feitas apenas em pequenas quantidades dos produtos.

Há muitas lojas que adotam esse sistema de vendas, como por exemplo:

  • Lojas;
  • Mercearias;
  • Supermercados;
  • Hipermercados;
  • Farmácias;
  • Quiosques;
  • Feiras;
  • Lojas de roupas;
  • Livrarias;
  • Perfumarias;
  • Óticas;
  • Lojas de ferragens;
  • Lojas de materiais para construção;
  • Móveis e decoração;
  • Entre várias outras.

O que é atacado?

Já no atacado, por sua vez, o foco principal não é o cliente final, mas sim apenas outras empresas e instituições. Em outras palavras, as vendas no atacado são feitas apenas entre duas empresas, ao contrário das vendas a varejo.

Os atacados também tem uma grande importância, pois é através deles que outros comércios abastecem os seus estoques. Nesse tipo de venda, o cliente pode comprar a quantidade que desejar do produto, por um preço mais em conta.

Para aqueles que tem algum tipo de negócio, esse sistema de compra torna-se mais benéfico e com mais vantagens. Afinal, como os produtos saem por um preço mais baixo, o lucro do cliente acaba sendo maior.

De forma resumida, essas empresas compram os seus produtos por atacado na intenção de revender para o cliente final. Outro uso também é para usar esses produtos como matéria-prima, como pode ser o caso de restaurantes.

Como funciona um atacado?

Os atacados funcionam de forma parecida com os varejos, pois precisam de grandes quantidades do produto em estoque. Porém, a sua principal característica é o fato de que vendem os produtos apenas em grandes quantidades.

Sendo assim, é comum que muitos dos atacados tenham uma quantidade mínima estabelecida de produtos para comprar. Por exemplo, para comprar em um atacado de calçados, é preciso adquirir no mínimo 100 unidades.

O que leva muitas empresas, comércios e lojas a fazer suas compras em atacado é o fato dos produtos serem mais baratos. Quando comparado com as vendas no varejo, os preços do atacado chegam a ser até 50% mais baixos.

Portanto, devido aos preços mais em conta, o comércio que comprou os produtos, revende para os seus clientes a partir de um valor maior. Assim eles obtém a sua margem de lucro.

Quais são as vantagens de comprar no varejo ou atacado?

Quais são as vantagens de comprar no varejo ou atacado?

Agora você já sabe um pouco mais sobre como funciona as vendas no atacado e varejo não é mesmo? Como dito, ambos têm sua importância, tanto para os clientes finais quanto para outros comércios.

Tanto um quanto o outro está presente em uma gama de opções diferentes, que vão desde o comércio de calçados, quanto de alimento e outros tipos de produtos. Mas, afinal, quais são as vantagens de comprar no varejo ou atacado?

Essa é sempre uma dúvida em comum entre as pessoas, pois cada tipo de compra oferece as suas vantagens. Mas, o ideal é escolher de acordo com as suas próprias necessidades, veja então logo abaixo um pouco mais sobre as vantagens de cada uma!

Comprar a quantidade necessária

Em primeiro lugar, é preciso considerar qual a quantidade de produtos que você deseja comprar, esse é o ponto principal. No mercado atacadista, você pode comprar uma grande quantidade de itens que deseja.

Dessa forma, esse tipo de venda é ideal para quem tem algum comércio, para que assim possam comprar os produtos que tenham uma maior saída. Assim é possível obter uma economia maior em comparação com o varejo.

Já ao contrário do mercado atacadista, onde é preciso comprar um número mínimo de produtos, no varejo você pode comprar apenas a quantia que precisa. Em outras palavras, se você precisa apenas de 10 calçados, você pode comprar essa quantidade.

Enquanto no mercado atacadista essa opção não existe, como já mencionado, há um limite mínimo de compra. Isso significa que você não pode comprar apenas 10 calçados, mas sim o limite mínimo, que pode ser 100, por exemplo.

Evita o desperdício

Comprar a varejo pode evitar o desperdício, ainda mais se for relacionado a alimentos, pois tudo é comprado em pequenas quantidades. Comprar em grandes quantidades por atacado, pode fazer com que tenha desperdício de produtos.

Esse é um dos principais problemas relacionados a compra de produtos em muitas quantidades. Afinal, se o prazo de validade for curto e não houver uso ou saída dos produtos, acaba tendo um certo prejuízo.

Mas, vale notar que essa desvantagem em relação a compra de atacado está relacionada ao setor alimentício. Para produtos que não tem um prazo de validade, como os calçados, por exemplo, então esse fator não é um problema.

Por outro lado, pode ser que não haja uma saída desses produtos e eles fiquem parados em sua loja, assim também há um certo prejuízo. Por isso que, para comprar em atacado, o ideal é comprar apenas os produtos que terão uma boa saída.

Para o setor alimentício, então é sempre importante verificar o prazo de validade dos produtos, para evitar que acabem estragando.

Facilidade de compra

Tanto para comprar a varejo quanto para comprar no atacado, há muitas formas de pagamento. Essa é uma vantagem que serve para ambos, pois o cliente pode escolher pagar à vista no dinheiro, no cartão de crédito ou débito, e também parcelado.

As opções de pagamento no atacado são ainda mais flexíveis, pois trata-se de vendas em grandes quantidades. Sendo assim, no atacado é possível negociar descontos mais vantajosos por unidades, além de condições de pagamento mais facilitadas.

Então, é possível comprar todos os produtos de que precisa, de uma forma que seja bom para o seu bolso.

Outros custos

Além do preço dos produtos, também é essencial ficar atento quanto a outros custos. Por exemplo, ao comprar em um atacado, será necessário levar em conta outros custos adicionais.

Isso porque, grande parte dos mercados atacadistas ficam mais distantes dos centros urbanos. Dessa forma, a pessoa tem o gasto do combustível para ir até o local, ou então, terá que pagar um frete para que os produtos sejam entregues até ele.

Para o atacado, esse é um ponto negativo, por outro lado, para o varejo não há essa preocupação, pois sempre há um mercado varejo perto. No entanto, nem sempre essa regra pode ser aplicada, uma vez que dependendo de onde a pessoa mora, há um atacado perto.

Preços mais justos

Como você pôde ver ao longo desse conteúdo, os preços para comprar no atacado ou varejo são bem diferentes. O que para o varejo se enquadra como uma desvantagem, tendo em vista que os produtos são mais caros.

Por outro lado, no atacado essa é, sem dúvida, uma das principais vantagens. Sendo assim, para comprar grandes quantidades de um produto no atacado, fica bem mais em conta em comparação com o varejo.

Mas, se você precisa apenas de poucas quantidades de um produto, então não tem como comprar no atacado por um preço menor, apenas no varejo. Há alguns motivos que fazem com que os preços do varejo sejam mais elevados.

Levando em conta todos os impostos do sistema tributário, assim como os custos envolvidos na inserção do produto, incluindo controle de prevenção de perdas e logística, além de outros pontos, como por exemplo:

  • Salário dos funcionários,
  • Luz;
  • Água;
  • Aluguel;
  • Embalagens;
  • Entre outros.

Dessa forma, os produtos vendidos a varejo têm um preço mais elevado em comparação com o atacado. Então para um é uma desvantagem enquanto para outro é uma vantagem, dependendo de sua necessidade.

Diferença entre atacado ou varejo?

Diferença entre atacado ou varejo?

De modo geral, a maior diferença entre o atacado e varejo é em relação a quantidade de produtos vendida e o público-alvo. O varejo vende produtos em pequenas quantidades para os clientes finais, na maioria das vezes, pessoas físicas.

Essas pessoas compram os produtos apenas para uso ou consumo próprio. Ao passo que o atacado vende produtos em maiores quantidades e o seu público-alvo são as empresas, comércios e outros estabelecimentos.

Em outras palavras, a venda é feita entre duas empresas, onde o intuito do comprador é revender os produtos por um preço mais alto, onde obtém o seu lucro.

Então, é mais comum que as pessoas vão até alguma loja a varejo comprar aquele produto que estão precisando. Já o atacado é mais comum para aos comércios que precisam vender os produtos.

Embora ambos tenham as suas diferenças, eles também são importantes para a sociedade como um todo. Afinal, cada tipo oferece as suas vantagens de acordo com a necessidade do comprador.

Pois, muitos comércios precisam do atacado para assim fazerem as suas compras e revenderem. Enquanto as pessoas precisam do varejo para comprar os produtos destinados ao próprio uso.

Para facilitar o entendimento, imagine que um mercado de varejo comprou 500 sapatos de um mercado de atacado, sendo que cada um saiu por R$ 50 reais. João precisa apenas de um sapato e, então, vai até o varejo comprar por R$ 100.

Como ele precisava apenas de um sapato, ele foi até a loja de varejo, e como a loja de varejo precisava de mais quantidades, ela comprou do atacado. Basicamente, é assim que funciona esses tipos de mercado.

Conclusão


Siga nossas rede sociais

instagram fox distribuidora

you tube fox distribuidora

Facebook fox distribuidora


Deixe um comentário