A Evolução Das Vendas Em Atacado No Brasil: O Cenário Atual Do País!

A Evolução Das Vendas Em Atacado No Brasil: O Cenário Atual Do País!

Muitas pessoas não sabem como funcionam as vendas em atacado no Brasil e qual é a evolução desse cenário aqui no país. Mesmo diante de tantos desafios, esse setor tem uma grande importância para os brasileiros.

Com isso, graças aos contínuos avanços da tecnologia e de novas tendências que surgem, esse mercado evolui cada vez mais. Se teve uma coisa que todos aprenderam com a pandemia, foi que a tecnologia é uma grande aliada de diversos setores.

Com o atacado não poderia ser diferente, não é mesmo? O que antes era apenas um modelo rudimentar de vendas, hoje tornou-se mais evoluído. Portanto, caso esteja interessado em saber mais sobre o assunto, basta continuar essa leitura!

Vendas em atacado no Brasil

Vendas em atacado no Brasil

 

Muitos já ouviram o termo “atacado”, ao menos uma vez na vida, não é mesmo? Acontece que esse termo é bem comum e serve para designar um tipo de vendas que acontece no mundo do comércio.

De forma basica, nesse mundo do comércio, há uma divisão que é conhecida entre negócios como B2B e B2C. Enquanto a B2C é sobre negocio entre uma empresa e o cliente final, a B2B é sobre negócios entre duas empresas.

Ou seja, ao contrário do varejo, cujo negócio é B2C, o principal foco do atacado são outras empresas, comércios, instituições, etc. Dessa forma, as vendas em atacado no Brasil e ao redor do mundo, são feitas direto entre duas empresas.

Hoje em dia, é possível encontrar uma série de locais que oferecem compras por atacado. Para que isso seja possível, no entanto, é preciso que o local tenha um grande estoque disponível de produtos.

Isso porque, o cliente sempre compra em grandes quantidades que, aliás, é outro ponto que define bem o mercado atacado. Na maioria das vezes, é preciso que o cliente apresente o seu número de CNPJ para fazer a compra.

Para quem tem algum comércio, acaba sendo mais vantajoso comprar os produtos por meio de um atacado. Ao levar em conta que os preços dos mesmos produtos tendem a ser mais elevados caso compre por um mercado varejista.

Então, ao comprar uma grande quantidade de produtos por atacado, o cliente obtém um desconto maior. Com isso, eles revendem o mesmo produto por um preço maior e assim obtém a sua margem de lucro.

É dessa forma que, de modo geral, funcionam os negócios entre empresas. Pois a intenção é sempre comprar mais barato, para revender mais caro para o cliente final, o que se encaixa na divisão B2C.

Como funciona um atacado?

Além de comprar produtos para revenda, também há empresas que compram os produtos em atacados para usarem como matéria-prima. Esse é o caso de restaurantes, por exemplo.

Como dito acima, é crucial que um atacado tenha um estoque grande de produtos para que possa funcionar. Assim como também, algumas lojas de atacado definem uma quantidade mínima de produtos para comprar.

Sendo assim, quando o cliente for fazer uma compra no atacado, é preciso que ele compre, no mínimo, 100 unidades do produto, por exemplo. Apenas dessa forma é possível obter o desconto que, ao comparar com o varejo, pode sair até 50% mais barato.

De acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, os atacadistas são aqueles que compram e vendem produtos de fornecedores da indústria para realizar a venda ao varejo.

Desse modo, fazem grande parte de seu atendimento para os pequenos e independentes varejistas. Os distribuidores, por sua vez, são aqueles que compram e vendem produtos de fornecedores da indústria.

Com isso, eles tem um vínculo mais exclusivo, onde tal privilégio pode ser dado por:

  • Marcas;
  • Empresas;
  • Categoria de produto;
  • Canais.

Então, de forma resumida, essa venda por atacado é feita em maiores quantidades de produtos, para outras empresas. O principal intuito dessa estratégia é vender os produtos mais em conta, afinal, na maioria dos casos são revendidos depois.

Além disso, as empresas que atuam nesse segmento também trabalham com distribuição. Logo, é gerado capilaridade e são responsáveis em atender a grande maioria dos pequenos comerciantes no país.

Importância das vendas em atacado no Brasil

Importância das vendas em atacado no Brasil

Não há qualquer margem para dúvidas de que o setor de atacado tem um papel de grande importância para o mercado de consumo do Brasil. Isso porque, caso não houvessem atacadistas abastecedores no país, esses canais teriam uma série de dificuldades.

Uma delas seria para oferecer mercadorias de empresas de todos os portes, ao levar em conta a preferência do consumidor. Também é válido notar um número que destaca ainda mais o valor do mercado atacado.

Esse número é 95% em relação a presença no abastecimento do varejo independente. Logo, já é possível ter uma ideia mais ampla sobre a importância desse suporte para as indústrias no Brasil.

Sem esse suporte, seria mais difícil para alcançar todos os lares aqui do país. Além disso, as grandes indústrias têm esse sucesso devido a forte malha de distribuição que tem.

Ou seja, quem tiver um melhor plano e execução voltados para o mercado terá maiores chances de expandir seu alcance no Brasil e o sucesso no mercado.

Origem do mercado atacado

É possível traçar as origens do mercado de atacado por meio da expansão desse comércio e sua gradual evolução ao longo dos anos. Em tempos mais antigos, o próprio produto era também o comerciante de sua produção.

Afinal, o excedente não era tanto de modo que eles mesmos não pudessem comercializá-lo. Contudo, isso começou a mudar durante o fim da Idade Média, na Europa, quando surgiu o capitalista distribuidor de produtos.

De forma mais específica, esse era o responsável por fornecer para toda a Europa os bens que importava. É claro que esse processo cresceu ainda mais após o advento das navegações, onde multiplicou-se a quantidade de produtos que comercializavam.

Holandeses, belgas e alemães recebiam produtos dos portugueses e espanhóis, por meio de suas feitorias espalhadas por toda parte. O conhecido como “Galeão de Manila” saía do México e ia até as Filipinas duas vezes por ano.

O principal objetivo era fazer esse papel de atacadista, fornecendo os bens que lhe eram pedidos pelo aparato governamental. Que ficou assim marcado como um dos pioneiros do mercado atacado.

Com o passar do tempo e quando as rotas comerciais começaram a desenvolver-se mais, a variedade de produtos comercializados teve um grande aumento. Sendo assim, a demanda dos consumidores, além da atividade dos atacadistas, foram tomando novas formas.

Então, cada vez mais foram surgindo novos grandes fornecedores de certos segmentos. Até que o mercado atacado tornou-se o que conhecemos hoje em dia, mais evoluído e vital para a sociedade.

Vantagens que os atacadistas distribuidores oferecem ao mercado

Com a grande expansão da Internet, fabricantes ao redor do mundo todo são identificados de modo fácil. No entanto, o maior desafio é, sem dúvida, estabelecer um fluxo logístico.

Hoje é possível comprar produtos por atacado que vem do outro lado do mundo. A China, aliás, é um dos maiores centros de vendas por atacado, há muitos comércios no Brasil que compram produtos de lá para vender aqui.

Porém, há fatores que interferem no transporte de certos produtos e são vistos como obstáculos difíceis. Mas, por outro lado, há muitas vantagens que os atacadistas distribuidores oferecem para quem opta por trabalhar com eles.

Uma delas é o fato de não estar presente no local, pois as próprias distribuidoras carregam os produtos. Além do fato de que os fabricantes otimizam a capacidade de produção para uma entrega imediata.

E quanto ao pagamento, ao invés de pagar para vários locais diferentes, é muito mais simples entrar em contato apenas com um distribuidor. Além também da tecnologia que vem tendo grandes impactos nesse mercado.

De modo que a gestão do atacado tem se tornado mais simples e eficaz, como resultado, aumenta o seu valor dentro do mercado. Vale notar, contudo, que além de todas as vantagens e facilidades, há também responsabilidades.

Que torna-se visível em relação aos prazos de entregas dos produtos, além da gestão de estoques, entre muitos outros processos da administração. Mas, o lado bom, é que esse setor tem investido cada vez mais em tecnologia.

O objetivo é tornar mais simples e automatizar esses processos para que decisões mais acertadas possam ser tomadas. Com isso, a evolução das vendas por atacado no Brasil tem crescido de forma constante nos últimos anos, investindo cada vez mais em recursos tecnológicos.

A evolução das vendas por atacado no Brasil

A evolução das vendas por atacado no Brasil

O mercado atacado é uma das partes mais necessárias da cadeia produtiva, pois é um dos responsáveis por abastecer produtos no varejo. Que, por sua vez, são eles que levam os produtos diretos aos clientes finais.

Com isso, as vendas por atacado no Brasil tornam-se a cada dia mais relevantes para o aumento da economia nacional. Pois, esse segmento é quem cria o vínculo das micro e pequenas empresas com os grandes fornecedores.

A estimativa é que mais da metade dos produtos que chegam nas mãos dos consumidores, primeiro passam pelo atacado. Isso porque, o atacado é quem traz esses produtos para os inúmeros pontos de vendas no Brasil.

Com isso, é possível notar uma linha na evolução desse tipo de segmento que cresce mais e mais. De 2007 para 2015, o mercado atacadista cresceu cerca de 3,1% e conseguiu obter um faturamento anual de R$ 218,4 bilhões.

É claro que esse crescimento do setor tem sido possível graças aos avanços da tecnologia, que fornece soluções mais eficazes para sustentar processos mais seguros. No início desse setor, o principal problema era sobre questões financeiras.

Com a tecnologia, foi possível adotar ferramentas que pudessem atender de modo satisfatório tais necessidades através de softwares de gestão. Dessa forma, o setor pôde ter um controle maior sobre a organização financeira.

O próximo desafio foi sobre a gestão do estoque, tendo em vista que havia vários problemas com apuração de inventário. Porém, mais uma vez a tecnologia foi uma ótima aliada para obter soluções de eficiência de estoque, garantindo assim um nível maior de produtividade, sem que fosse necessário aumentar o número de funcionários.

A evolução da tecnologia no mercado atacadista

Muito já se passou desde o iniciou do mercado atacadista e de certo ainda há muito para acontecer. Outro ponto que viu-se necessário passar por uma evolução foi quanto a eficiência de transporte.

Várias empresas começaram a procurar por modos para otimizar a gestão de controle de suas frotas. O objetivo principal era reduzir custos e agilizar as entregas dos produtos aos clientes.

Com isso, muitos começaram a se perguntar qual seria a melhor escolha: frota própria ou terceirizada? Bem, a resposta irá depender de acordo com a necessidade de cada um e que a garanta uma maior segurança.

O apoio tecnológico é sempre importante para oferecer suporte a operação com uma maior precisão. No caso de empresas terceirizadas, então o ideal é que seja com uma empresa de confiança e que possa fornecer as informações em tempo real.

Bem, o fato é que a evolução tecnológica dentro do mercado atacadista continua até os dias atuais. Com o intuito de melhorar a gestão de processos e operações desse mercado, cada vez mais é possível notar novas tendências surgindo.

Há por exemplo, diversas ferramentas que já são usadas por várias empresas ao redor do país, para que assim possam ter mais precisão e controle no estoque. A expectativa é que as vendas por atacado no Brasil cresçam ainda mais nos próximos anos.

Conclusão

conclusão

Em suma, como você pôde ver ao longo desse conteúdo, as vendas por atacado no Brasil possuem uma grande importância para a cadeia de abastecimento de vários setores, ainda mais para os pequenos e médios negócios.

Além disso, o setor tem crescido cada vez mais durante os últimos anos, com os avanços da tecnologia, a esperança é de que cresça ainda mais. Portanto, o que achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida a respeito? Não esqueça então de deixar o seu comentário!


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